Qualidade de vida!
Para alcançar qualidade de vida, bem-estar, felicidade, saúde e paz, vamos conhecer um pouco sobre alguns sintomas que podem interferir neste objetivo de vida.
Estresse e Ansiedade
ESTRESSE é um termo muito usado para darmos nome a alguns dos sintomas de desconforto que sentimos. Os sintomas psicológicos muitas vezes são ocasionados por excesso de tarefas, de preocupações, de indignação, de irritação, de frustração, de doença e de receio elevado diante de determinadas circunstâncias da vida, conhecidas ou não conhecidas.
Todos têm estresse e este é um sentimento normal de defesa, libera adrenalina, ajudando a reagir imediatamente aos estímulos, mas pode também ser usado para dizer que o dia foi exaustivo, cansativo e etc. O estresse passa a ser problema quando é excessivo e nos leva a exaustão, quando esgota a nossa capacidade de adaptação e nos faz perder a disposição para enfrentar as tarefas do dia, podendo inclusive comprometer outras áreas de nossa vida.
Devemos ficar sempre atentos para não confundir estresse com cansaço.
É preciso aprender a lidar com o estresse, para obter bem-estar. Existem várias técnicas utilizadas para combater estes sintomas, falaremos sobre elas adiante.
Como transformar o estresse em prazer. Primeiro identificar qual é o problema a causa e depois agir.
Vale organizar agendas, rotinas e o lazer. Respeitar os próprios limites
Ansiedade
Os aspectos que geram ansiedade em nossa vida é o medo exagerado, a hipervigilância, a insegurança e a preocupação excessiva com o futuro.
A ansiedade é uma reação diante de expectativas, de medos, de dúvidas e ela pode ser positiva quando nos leva a enfrentar os problemas que surgem ou quando nos adaptamos a estes problemas. Mas quando excede e é desproporcional ao estímulo apresentado, a ansiedade não é adaptativa, podendo nos levar a paralisação, deixando-nos sem ação, saber o que se deve fazer ou como enfrentar a situação.
Todos estes sintomas são complicados, mas podemos enfrentá-los, inicialmente, prestando atenção nos nossos pensamentos negativos para substituí-los por pensamentos assertivos, cuidando da nossa alimentação, praticando atividades físicas e prazerosas, refletindo sobre as diferentes situações para conquistar mudanças de comportamento.
Para superar o estresse e a ansiedade uma das maneiras é através da atividade física e do lazer preferencialmente quando realizado com outras pessoas.
É preciso aprender a lidar com o estresse, para obter bem-estar. Existem várias técnicas utilizadas para combater estes sintomas por exemplo:
– Respiração abdominal (diafragmática) é uma técnica de relaxamento fácil e pode ser realizada em qualquer local. Esta técnica é importante, pois colabora, também, para alcançarmos um sono reparador. Como proceder: Primeiro se expira todo o ar dos pulmões. Depois inspira pelo nariz o ar, segura um pouco e solta lentamente. Procede-se se contando mentalmente até 4 para inspirar o ar, até 4 para segurar o ar e até o 8 para expirar o ar. Repetir o processo 4 vezes e quando muito tenso, repetir por 4 vezes o conjunto do processo da respiração abdominal.
– Rir: libera hormônios (endofirnas) que trazem a sensação de se sentir bem.
– Fazer autoelogios constantes, sempre que fizer algo positivo, para incentivar o enfrentamento dos problemas diários.
– Cultivar as amizades antigas e as novas, ouvir musica, dançar, passear, ter hobbies não relacionados com o trabalho diário para acalmar o cérebro. O importante é sentir prazer na vida, olhar o lado positivo da vida.
– Praticar a mudança de padrões de pensamento e de comportamentos, para substituir pensamentos negativos ou ansiosos por pensamentos positivos e mais tranquilos.
– Praticar atividade física como dança, caminhadas, natação e etc.
– Importante é adequar-se as exigências da vida, para encontrar o equilíbrio adequado.
Depressão
DEPRESSAO é uma doença que nos leva ao desinteresse pelas situações, choro fácil, distúrbios do sono (dormir mais ou não sentir sono), desconcentração, apatia, sentimentos de culpa, baixa da autoestima tristeza, melancolia. Perdurar por semanas pode ser mais algo mais grave como a depressão. Vale enfatizar que a tristeza é tão importante quanto à alegria, felicidade, elas mantém equilíbrio adequado.
Fique atento quando prejudica o trabalho e os relacionamentos, procurar ajuda profissional urgente, entre psicólogos e psiquiatras.
Como lidar com a depressão: As terapias são responsáveis por auxiliar a pessoa a repensar o que esta acontecendo e como lidar com os problemas. Atividades físicas são importantes. Com ajuda psicológica as pessoas aprendem a reconhecer limites, viver os problemas de forma assertiva, não esquecer que a família também é fundamental nesse momento, principalmente ao apoiar a pessoa doente.
Pequenas dicas ajudam, mas quando os problemas estão ligados a outras características de personalidade é aconselhável procurar um psicólogo ou psiquiatra. Procure ajuda profissional com profissionais da medicina e da psicologia.