A psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação que compreende os processos de aprendizagem humana em seus padrões normais e patológicos, considerando a influência dos aspectos biopsicossociais. Utiliza procedimentos próprios e se relaciona com outros campos do conhecimento, tais como: psicologia, psicanálise, neurologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicomotricidade, entre outros.
Sobre a Psicopedagogia
O trabalho do psicopedagogo tem como objetivo principal promover a aprendizagem, buscando compreender, investigar e interpretar os motivos que levam as pessoas a não obter resultados suficientes na aprendizagem, mediante o esforço aplicado.
Por meio de entrevistas, avaliações, jogos e diferentes instrumentos, o psicopedagogo irá investigar os caminhos particulares que o indivíduo, seja criança, adolescente ou adulto, percorre em busca do conhecimento e da aprendizagem.
A psicopedagogia é indicada quando uma pessoa estiver enfrentando problemas de aprendizagem, seja nos estudos ou no trabalho.
• Desmotivação
• Déficit de atenção e concentração
• Dificuldade com a memória
• Leitura lenta
• Dificuldade para aquisição de leitura e escrita
• Problemas na compreensão do conteúdo etc.
Na clínica, o primeiro contato é com a pessoa que está enfrentando o problema, juntamente com a família, que contribuirá com informações acerca da queixa.
Neste primeiro encontro, o profissional será informado sobre todos os acontecimentos que permeiam as dificuldades da pessoa, e se dá o fechamento do contrato para a avaliação.
Assim, o profissional iniciará a avaliação e utilizará de instrumentos apropriados que possibilitem uma investigação minuciosa do problema e, de acordo com os resultados obtidos no processo de avaliação, será apresentado o plano de tratamento.
Na maioria dos casos, o diagnóstico é desenvolvido com uma equipe interdisciplinar, composta por Neurologista, Psiquiatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Pediatra e etc.
Dependendo da especificidade de cada caso, os encaminhamentos deverão ser feitos aos respectivos profissionais mencionados acima.
O tratamento depende dos resultados da avaliação. Portanto, a duração e os resultados dependerão também dos avanços que o paciente obtém durante as sessões.
Vários fatores podem colaborar ou não com a evolução do tratamento, tais como: dinâmica familiar, estrutura escolar, cognição, afetividade e etc.
A necessidade do acompanhamento de outros profissionais pode ocorrer dependendo do caso.
O atendimento desses profissionais autônomos que sublocam as salas é de inteira responsabilidade de cada um. A clínica apenas dispõe do espaço físico.
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