Sobre a Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma especialidade em saúde que tem sua área de atuação voltada para saúde funcional. Como Funcionalidade podemos definir a capacidade de cada pessoa em poder enquanto membro de uma sociedade realizar independente ou com a menor necessidade de auxílio, seja de uma pessoa ou de aparelhos tecnológicos, as atividades que valoriza e necessita fazer, as AVD’s – Atividades de Vida Diária.

O Terapeuta Ocupacional intervém auxiliando cada pessoa ou grupo que apresentam incapacidades transitórias ou permanentes para adaptação ou readaptação à vida de forma mais independente e autônoma possível.

Acreditamos que a saúde está inteiramente ligada à capacidade de cada um em fazer o que quer e precisa do jeito que é e que pode fazer.

 

Áreas atendidas

Neurologia infantil

Atrasos no desenvolvimento, transtorno da coordenação motora e da aprendizagem, deficiência por Paralisia Cerebral, Autismo, Síndrome de Down, deficiência intelectual, TDAH, mielomeningocele, lesão medular e doenças neuromusculares fazem parte das patologias neurológicas atendidas por nossa equipe.
O tratamento baseia-se no fazer ocupacional principal da criança: brincar para interagir e aprender, suporte educacional para a integração e compreensão de conteúdo e desenvolvimento de habilidades sociais. Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento neuropsicomotor para que a criança desenvolva habilidades motora, sensorial, cognitiva, social e emocional.
Intervenção: Estimulação neuropsicomotora; Avaliação e prescrição de tecnologia Assistiva; Avaliação de Cadeira de Rodas e Adequação Postural; Aplicação de Órtese de membro superior e adaptação ortopédicas. Estimulação Cognitiva; Treino Cognitivo Funcional; Orientação familiar; Supervisão para cuidadores.

 

Neurologia adulto

O comprometimento funcional por doenças como o AVC (derrame), Parkinson, Trauma Crânio Encefálico (TCE), Esclerose Múltipla, Lesão Medular e Distrofias Neuromusculares causam prejuízos motores, perceptivos, sensoriais, cognitivos e emocionais, sendo indicada a intervenção do terapeuta ocupacional. Ela objetiva a melhora da funcionalidade através de controle da dor, fortalecimentos musculares específicos, ganhos de amplitude de movimento, melhora da autoestima para que a pessoa possa viver da forma mais independente e autônoma possível.
Intervenção: Avaliação e Treino funcional em AVD’s; Prescrição de Tecnologia Assistiva; Reabilitação de membro Hemiplégico; Troca de dominância; Órtese de membro superior; Adaptação ortopédica.

 

Gerontologia

A atuação da terapia ocupacional gerontológica enfatiza seu tratamento em necessidades causadas por acometimento motor (diminuição de força e resistência próprias da idade ou associadas a alguma patologia), cognitivo (declínio da atenção e memória próprio da idade ou associado a alguma patologia), intervenção nas desordens demenciais Alzheimer, demência vascular, doença de Parkinson e alterações emocionais, que levam à apatia e falta de interesse para continuar sua rotina.
O objetivo desta intervenção é promover o envelhecimento sadio, prevenir ou amenizar estados de dependência e necessidade extrema de cuidador, visando sempre o bem estar, a produtividade, a independência e autonomia, valorizando o idoso.
Intervenção: Treino funcional em AVD’s; Programa de reabilitação cognitiva; Orientação aos cuidadores e familiares; Oficinas em grupo; Grupos terapêuticos.

 

Ortopedia e Terapia de Mão

Pacientes acometidos por fraturas, lesões tendinosas, lesões nervosas e luxações, entre outros distúrbios osteomioarticulares na mão, que possa causar prejuízos na independência e diminuição da participação no cotidiano e, em determinados casos, afastamento trabalho.
A intervenção objetiva a melhora da funcionalidade através de controle da dor, fortalecimentos musculares específicos, ganhos de amplitude de movimento, estimulação da sensibilidade e treino de capacidade da mão.
Intervenção: Avaliação e reabilitação ou habilitação do membro acometido; Treino funcional; Técnicas de alívio da dor; Atividades para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento muscular; Orientações para a realização de tarefas e AVD’s; Prevenção de lesões; Reeducação sensorial.

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Submitlimpar