Sobre a Neuropsicologia

Conforme definição de Luria (1981), Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano.
Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.

PARA QUE SERVE ?
Avalia-se alterações comportamentais e prejuízos no desempenho escolar devido a vários fatores como dificuldades de aprendizagem, problemas nas áreas de leitura, escrita e/ou matemática, com foco na investigação de problemas de atenção, concentração, compreensão, memória etc.

COMO É FEITA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
A avaliação neuropsicológica busca investigar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas. Por meio de instrumentos padronizados (testes, baterias, escalas), o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.
A avaliação neuropsicológica tem por objetivo coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente. A partir desta avaliação, é possível estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundárias a outros distúrbios.

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato o mais breve possível!

Submitlimpar